Como ouvimos os sons
A orelha funciona como uma concha acústica, que capta os sons e os direciona para o canal auditivo. As ondas sonoras fazem vibrar o ar dentro do canal do ouvido e a vibração é transmitida ao tímpano. Esticada como a pele de um tambor, a membrana timpânica vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna, que por sua vez, faz vibrar o osso estribo. Esses ossículos funcionam como amplificadores das vibrações. A base do osso estribo se conecta a uma região da membrana da cóclea denominada janela oval, e a faz vibrar, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basilar e as células sensoriais. Os pelos dessas células, ao encostar levemente na membrana tectórica, geram impulsos nervosos, que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.
Cóclea
A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição. É um longo tubo cônico, enrolado como uma concha de um caracol. No interior da cóclea há uma estrutura complexa, denominada órgão de Corti, responsável pela captação dos estímulos produzidos pelas ondas sonoras.
PROBLEMAS DE AUDIÇÃO
Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde, 15 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de perda auditiva no Brasil, sendo que 350 mil não conseguem ouvir. O dado é um alerta para os pais que devem acompanhar as reações de seus filhos desde os primeiros meses de vida.
A dificuldade auditiva pode ser percebida desde o primeiro mês de vida. Basta verificar se a criança tem algum tipo de reação diante de um som (como direcionar o rosto quando ouve o som). Após um ano de idade é importante verificar se a criança balbucia e se reage a algum som.
É possível reconhecer uma criança ou um adulto com dificuldade de audição quando ela não responde a chamados a distância, solicita sempre a repetição do que foi dito, aumenta o volume do rádio ou da TV. Ela é desatenta, troca letras na fala e escrita e ainda apresenta dificuldade de aprendizado.
Desenvolvimento da fala e audição
0 à 3 meses: A criança diminui sua atividade ou fica mais quieta ao ouvir um som. Por exemplo: voz dos pais e apresenta reações a sons altos: pisca, chora, pára de mamar.
3 a 6 meses: Olha para quem fala; vira a cabeça para o lado de fonte sonora; gosta de brinquedos que emitem sons.
6 a 10 meses: Responde ao próprio nome e mostra compreensão a palavras simples. Exemplos.: Não, tchau!. Emitem sons.
10 a 15 meses: Imita palavras simples; conhece o nome de seus brinquedos e pode aponta-los a pedido.
15 a 20 meses: Fala de 10 a 20 palavras.
20 a 24 meses: Mostra interesse em rádio e TV; já sabe dizer seu nome.
24 meses a 3 anos: Conta com experiências; fala cerca de 270 palavras.
Maior de 3 anos: Conversa corretamente, sem trocas ou erros de fonemas.
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